Pensando o ensino

Aprender jogando

A utilização de jogos para estimular o interesse dos alunos e sua participação durante a aula pode trazer resultados surpreendentes e elevar o aprendizado. Leia mais.

Game design, gamificação e games na educação: será que estamos falando da mesma coisa?

A gamificação e o game design são propostas educacionais muito defendidas por pesquisadores e especialistas das áreas de inovação e metodologias ativas, mas ainda pouco utilizadas pelos professores nas salas de aula. Leia mais.

Metodologias ativas chegam à educação a distância

Ensinar na cibercultura requer estimular o estudante a se envolver com o conhecimento e aprender de forma cada vez mais proativa, o que depende da integração de estratégias didáticas, de acordo com cada objetivo pedagógico. Leia mais.

Aprendizagem baseada em projetos

Por trás da ideia de trabalhar com projetos, está a proposta de integrar diferentes conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades. Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. Leia mais.

Educar na era digital

Educar na Era Digital, do Tony Bates, é uma publicação aberta, gratuita, disponível para download. 
No site do autor, além do livro original, em Inglês, é possível encontrá-lo, também como obra gratuita e aberta em vários idiomas. Entre eles, em português! Leia mais.

TED Talk: The Surprising Key to Success

What separates successful students from those who struggle? It's not IQ. By TED Talks. Leia mais.

Inteligência artificial na educação: não ignore, faça bom uso!

“O futuro oferece o potencial de ferramentas e apoio ainda maiores. Imagine companheiros de aprendizagem ao longo da vida alimentados por AI que possam acompanhar e apoiar estudantes individuais ao longo de seus estudos – dentro e além da escola – ou novas formas de avaliação que medem a aprendizagem enquanto ela está ocorrendo, moldando a experiência de aprendizagem em tempo real”. Leia mais.

  • LinkedIn Social Icon

© 2017 por Marina Danes.

logo lattes.jpg