top of page

#EstagioDeFerias - Fazendas Reunidas, por Gleiciele Mendes e Ana Carolina Ribeiro

Com o propósito de conhecer um modelo de gestão fundamentado em sucessão familiar, nosso destino nessas férias foi a cidade de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, onde conhecemos de perto o grupo ACP – Antônio Carlos Pereira, filhos e netos. Atualmente o grupo é considerado o 5º maior produtor de leite do país, com produção média de 44.000 litros/dia, dos quais, parte é originada na Fazenda Capão Alto, a pioneira do grupo e onde realizamos nosso estágio. Além desta, o grupo conta com outras três fazendas, constituindo um sistema no qual todas se encarregam de fases distintas da criação e são interdependentes.


Durante o período de estágio nos empenhamos em absorver o máximo de orientações que ampliassem nosso conhecimento sobre a bovinocultura leiteira. Nos dedicamos a acompanhar os cuidados com cria e recria, animais no pré e pós-parto, bem como o manejo reprodutivo do rebanho. Conseguimos alcançar além do que fomos buscar. Entretanto, mais do que incontáveis lições de como agir em situações que exijam sabedoria e clareza, voltamos para casa carregando um brilho diferente no olhar, pois vivenciamos toda admiração e respeito pela belíssima história construída.


Entendemos que produzir leite vai muito além da percepção técnica, e por fim, que o nosso brilho nos olhos era apenas reflexo do que cada um deles – filhos, netos, colaboradores, e o próprio Sr. Antônio Carlos – nos transmitiam ao longo de nossa jornada cheia de aprendizados, crescimento e sem dúvida, fantástica na Capão Alto! Somos imensamente gratas ao Grupo ACP por nos receberem com tanto carinho! Seguimos com o maior dos ensinamentos que puderam nos presentear: todo sucesso é resultado de muito trabalho e união!


 

Essa postagem faz parte da série #EstagioDeFerias, na qual os alunos que trabalham com a Prof. Marina escrevem suas experiências com estágios realizados nas férias. O objetivo desta série é evidenciar a importância de se adquirir experiências práticas, no mundo real, para complementar a formação acadêmica. Visite o site com frequência para conferir outras histórias como esta.


bottom of page