top of page

Fazenda Palmital/UFLA

Mais um semestre letivo se encerra e nos dá a oportunidade de refletirmos sobre nossos aprendizados, avanços e desafios. Essa reflexão foi o tema da confraternização realizada hoje pela equipe da Fazenda Palmital, onde funciona o setor de bovinocultura leiteira da UFLA. A equipe conta com funcionários que se dedicam em tempo integral para o sistema e alunos dos núcleos de estudos de bovinocultura leiteira da UFLA (Uflaleite, Grupo do Leite, e Nutran) e Unilavras (Nebol).


Este foi um semestre especialmente importante para a fazenda pois teve início a implantação de um sistema de gestão do negócio. Os conceitos aplicados são baseados no livro Sucesso no Leite, no qual o Prof. Paulo Machado (Esalq/USP) detalha o Sistema MDA de gestão de fazendas leiteiras. Dentre as etapas implementadas neste semestre, destacam-se a definição do modelo de negócio (clientes, valores, missão, visão, parceiros), organização física dos setores e comunicação visual (Gestão à Vista). Está última medida tem importância ainda maior na Palmital do que em propriedades comerciais, já que um grande número de alunos realiza atividades na fazenda, o que dificulta a troca de informações entre eles. A gestão à vista permitiu que qualquer membro da equipe, quando chega na fazenda, saiba o que precisa ser feito e como fazer. A exposição das informações reduziu erros de manejo e ajudou a melhorar os índices da fazenda.


Na confraternização de hoje, os avanços em manejo dos animais, qualidade do leite e saúde das bezerras foram compartilhados com a equipe, que ficou muito feliz em ver os resultados do trabalho. O objetivo maior desse projeto de gestão é transformar a Palmital em um modelo de como fazer o máximo com os recursos disponíveis, consolidando a fazenda como local de aprendizado para nossos alunos e para a comunidade.


Parabéns a toda a equipe!!


Marina

bottom of page