top of page

#EstagioDeFerias Torneio Leiteiro

Este ano o torneio leiteiro da minha cidade, Itanhandu-MG, completou 50 anos e tive a oportunidade de participar da comissão organizadora, depois de auxiliar em outros eventos do sindicato rural e do Núcleo de Criadores de Gado Holandês da Mantiqueira (Nughoman). Por ser um ano comemorativo e por já serem 50 anos ininterruptos, era preciso inovar. Para isso, foi criada uma nova premiação: Eficiência Alimentar, onde os produtores que quisessem participar deveriam fornecer a dieta que seus animais receberiam durante os dias da competição e para nossa surpresa, todos gostaram da novidade e participaram.


O animal mais eficiente não necessariamente é aquele que produziu mais, a eficiência mede o quanto o animal produziu a partir da quantidade de alimento consumida. Dessa forma, além da nova categoria incentivar os produtores por mostrar a eles que muitas vezes seus animais são melhores do que eles imaginam e como está na pratica a dieta, serve também para direciona-los ao que tanto buscamos e estudamos, fazendo o nosso papel de levar informação e sempre deixa-los atualizados.


O animal da foto é a novilha Canção, campeã das categorias Eficiência Alimentar e Novilha Holandesa, com produção média de 61,06 kg de leite por dia. Deixarei o link de um artigo do MilkPoint para quem se interessar em ler mais sobre o assunto. Clique aqui para abrir.


Amanda

bottom of page