top of page

#EstagioDeFerias Fazenda Capixaba, por Walter Santiago

Grande experiência adquirida, amizades construídas com todas as pessoas que fazem da própria propriedade não somente um local de trabalho e, sim, familiar. Desde os proprietários até os funcionários, seguindo de maneira responsável e profissional, respeitando o bem-estar animal e o meio ambiente, envolvendo a pecuária leiteira de forma íntegra no município de Careaçu-MG, na fazenda Capixaba.


Durante o estágio, abordamos várias práticas, envolvendo desde a ordenha a saúde, e acompanhamento da dieta do rebanho. Pude me deparar com uma fazenda bem tecnificada, com compost barn para 75 animais com média de 29 litros por animal por dia. No compost barn, a cama deve receber uma atenção a mais todos os dias, revolvendo no mínimo três vezes ao dia para poder proporcionar conforto a esses animais, sem lama para que não ocorra problemas de casco e mastites. A ventilação no compost é muito importante para retirar a umidade presente na cama, ocorrendo uma fermentação de maneira adequada, mas também proporcionando um alivio térmico aos animais que possuem um metabolismo muito intenso.


O sistema de cria é composto por bezerras no sistema de criação de bezerreiro argentino, no qual a taxa de mortalidade é abaixo de 3%. As novilhas de recria são mantidas em lotes onde recebem dietas de acordo com a idade e a necessidade animal. A propriedade conta com vagão misturador para a dieta total do rebanho, sendo que a principal fonte de energia é milho moído e fonte de proteína farelo soja, com adição de premix mineral, para todo rebanho.

 

Essa postagem faz parte da série #EstagioDeFerias, na qual os alunos que trabalham com a Prof. Marina escrevem suas experiências com estágios realizados nas férias. O objetivo desta série é evidenciar a importância de se adquirir experiências práticas, no mundo real, para complementar a formação acadêmica. Visite o site com frequência para conferir outras histórias como esta.


bottom of page